Intervalos - Aula 1

Um intervalo em música é a basicamente a distancia entre duas notas musicais, que usa como unidade de medida tons e semitons.  Ele é dado pelos graus e pela classificação do intervalo.
A primeira coisa que devemos levar em consideração é que os graus dos intervalos  são calculados a partir da ordem natural das notas, ou seja, o velho DÓ – RÉ- MI- FÁ –SOL-LÁ-SI.
Por exemplo: segunda nota a partir da nota Dó sempre será um Ré;  a terceira nota a partir da nota Dó sempre será um Mi; a segunda nota a partir da nota  Ré sempre será um Mi; a quarta nota a partir da nota Lá sempre será um Ré, e assim sucessivamente e com todas as notas. A tabela abaixo mostra isso claramente:
Sendo assim, os graus serão chamados de Tônica (primeira nota e base para o cálculo do intervalo em questão), Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sétima e Oitava.

Exercício: calcular o grau do intervalo entre as notas:

a)      Dó – Sol =
b)      Lá – Ré  =
c)       Si – Fá =
d)      Lá = Si =
e)      Sol = Sol=
Independente da nota em questão ter ou não um acidente, o calculo do grau continua o mesmo. Exemplo:  tanto Sol como Sol# ou Solb são intervalos de Quarta com o Dó. O que vai gerar um cálculo exato será a classificação do intervalo.
Um intervalo pode ser classificado basicamente como sendo:
 - Justos (J) para 1ª, 4ª, 5ª e 8ª;
 
 - Maiores (M) ou menores (m) para 2ª, 3ª, 6ª e 7ª.
Os intervalos ainda podem mudar sua qualificação conforme o aumento ou a diminuição dos semitons:
 
 
Maior + 1 semitom = Aumentado (aug ou aum)
Maior - 1 semitom = Menor
Menor - 1 semitom = Diminuto (dim)
Justo + 1 semitom = Aumentado 
Justo - 1 semitom = Diminuto (dim)
Segue uma tabela com os intervalos mais comuns:

Observe que teremos  intervalos com a mesma distancia, mas com nomes diferentes. Esses intervalos são chamados intervalos enarmônicos.  Exemplos:

 

·         4aum - 5dim = 3 Tons
·         5aum – 6m = 4 Tons
·         6M – 7dim = 4 Tons e 1 Semitom
 
Tendo estas informações, seguiremos a seguinte “fórmula” para calcular intervalos:
1º Calcular o grau;
2º A classificação;
Vamos calcular o intervalo de 2m a partir da nota Ré. Calcular o grau: estamos falando de um intervalo de SEGUNDA, e sendo assim, o segundo grau a partir da nota Ré será Mi; Agora, basta conferir qual nota Mi (seja ela Mib, Mi natural ou Mi#) está a um semitom de distancia da Tônica, que resultará no Mib. Períamos chamar o intervalo de 2m a partir da nota ré de Ré#? Não! Como visto anteriormente, estamos falando de um intervalo de SEGUNDA, e o única nota que pode estar neste grau é a nota Mi.
Outro exemplo: 4aum  da nota Lá. Primeira coisa: qual é o Quarto grau de Lá? Lá – Si – Dó - .  Agora, qual Notá Ré fica a 3 tons (distancia do intervalo de 4aum) da nota Lá? É o Réb, Ré natural ou o Ré#? Fazendo o cálculo, chagamos a conclusão que é o Ré#. Poderíamos chamar a 4aum de Mib? NÃO! Mib, em graus, é Quinta nota a partir do Lá; então ele não poderia, por mais que tenha o mesmo som, ocupar o lugar de 4aum.
Exemplo com a tônica Dó
 
Obs: Sibb? SIM! Isto é um si dobrado bemol. Isso é comum e totalmente correto. No caso deste intervalo (7dim), foi "pedida" uma sétima que ficasse a quatro tons e meio da tônica. A sétima de dó é si. Colocando um bemol no si, chegaríamos a cinco tons, que resultaria numa sétima menor. Por esta razão, mais um bemol foi acrescentado, gerando assim o si dobrado bemol. Outros caso seria, por exemplo, a terça maior de dó#. A terça de dó# (ou qualquer dó) é mi; o intervalo de terça maior tem dois tons de distância da tônica;  calculando a partir do do#: Dó# -> Ré -> Ré # -> Mi -> Fá. Mas... estamos procurando a terça, e fá é literalmente quarta de dó. Logo, teremos que "transformar" o fá em algum, e por isso, somos obrigados a chamar a terça maior do dó# de mi#. Estranho né? Mas é o certo. Experimente calcular a 4J do dó bemol....
 
 

Exercício:

Calcular os intervalos.
 
Todos esses intervalos e classificações vistos até agora podem ser chamados intervalos simples. Isso porque não ultrapassam uma oitava. Quando os intervalos ultrapassam uma oitava (por exemplo, a partir da tônica dó, o ré que ultrapassa sua oitava) continuamos com a classificação em graus, chamando a nota uma oitava acima da segunda de nona, uma oitava acima da quarta de décima primeira, e assim por diante. 

 

Em anexo, seguem três páginas do ebook Estudos Para Guitarra Vol.2, do grande guitarrista Nelson Faria . Ali estão as principais localizações do intervalos a partir da tônica de forma hamônica (tocados simultâneamente) no braço do violão e da guitarra.

Estudos_para_guitarra_vol_- Estudos Para Guitarra Vol 2 - Acordes-Nelson_Faria.pdf (555017)
 

 Bons estudos!